Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
QUINCA HONORATO: UM NOME NA HISTÓRIA DE N.ERA
23/11/2017 23:08 em Novidades

            QUINCA HONORATO: UM NOME NA HISTÓRIA DE N.ERA

-Doou terras, abriu ruas, buscou o progresso pelo trabalho, foi um benfeitor da cidade-

          Hoje eles são nomes de ruas em Nova Era, em reconhecimento ao muito que fizeram por este município e vivem nas lembranças dos familiares descendentes e nos registros da história desta cidade. Esta matéria fala de Joaquim Martins Teixeira, o Quinca Honorato, como era conhecido e sua esposa a não menos reverenciada D.Gelisa de Araujo. Duas ruas no Bairro Castelo, área onde estavam as terras do casal, levam hoje seus nomes. A descendente mais conhecida de Quinca e D.Gelisa de Araújo é dona Maria de Gelisa, hoje com 94 anos e que reside em frente ao Hospital São José.

          Quinca Honorato nasceu nesta cidade, então São José da Lagoa, em fevereiro de 1882 e faleceu também aqui, em 1954, aos 72 anos de idade. D. Gelisa de Araujo faleceu posteriormente. Em sua vida Quinca contribuiu para o real crescimento e progresso de Nova Era. Toda área dos bairros Nossa Senhora das Graças, Castelo, área da Av.Copacabana e parte do Bairro Centenário, estão em terras que faziam parte de sua fazenda.

          Em sua atuação ele abriu ruas e doou áreas onde está hoje o Inhá Chica (local onde seria construída uma escola), doou área onde foi construída a Igreja Nova (São Caetano) e onde está o antigo reservatório de água (Morro do Cruzeiro). Ele também cedeu a preço simbólico a área onde foi construído o Hospital São José e Maternidade Nossa Senhora das Graças. A implantação do Bairro Castelo mais recentemente foi feita em permuta dos herdeiros com a prefeitura que se comprometeu a construir a infra-estrutura no local.

          Quinca e D.Gelisa tiveram 11 filhos, aos quais deixaram a riqueza maior da honestidade, trabalho e caráter. Dona Maria de Gelisa é a única filha que vive em Nova Era e aos 94 anos cuida e dirige sua casa e ainda faz algum artesanato como hobby.

          De agora em diante, o leitor ao passar pela Rua Quinca Honorato (rua onde fica a Apene) saberá que aquela homenagem é merecida e que aquele nome representa um ser humano que viveu aqui, sonhou, trabalhou e deixou seu legado para as gerações que vieram depois dele. Por isso merece o respeito e admiração de todos. Hoje ele é representado por sua única filha que vive nesta cidade, D.Maria de Gelisa, que também merece o respeito e reconhecimento dos novaerenses, por ter trabalhado lado a lado com o pai, por tê-lo ajudado e por ter herdado dele e da mãe, a garra, a fé, a força de vontade, o caráter e a disposição para a luta que prossegue até hoje.

 (Na montagem fotográfica a Casa de Quinca Honorato, ele e sua filha D.Maria de Gelisa. A Casa de Quinca Honorato ficava  onde fica hoje o Edifício Bouganville, no Bairro Centenário. Ao fundo e ao alto vê-se o morro atrás do hospital.)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!