Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
GRS DE ITABIRA: 41 ANOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS À REGIÃO
24/11/2017 00:37 em Novidades

               GRS DE ITABIRA: 41 ANOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS À REGIÃO

 

-Nova Era é um dos 29 municípios atendidos pela Gerência Regional de Saúde de Itabira-

 

 A Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS Itabira), criada em 1976, é um órgão público descentralizado de serviços e ações de saúde vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

 

O modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é descentralizado, por isso o Governo Federal (União), Estados e Municípios dividem a responsabilidade de forma integrada, garantindo o atendimento de saúde gratuito a qualquer cidadão através da parceria entre os três poderes.

O Plano Diretor de Regionalização (PDR) foi pensado como um Instrumento de planejamento e gestão que na área da saúde objetiva direcionar a descentralização com vistas à promoção de maior e mais adequada acessibilidade dos usuários considerados os princípios da integralidade, equidade e economia de escala. O propósito do PDR da saúde é constituir um dos pilares para estruturação e descentralização dos sistemas de cogestão e organização dos serviços de saúde em redes, tendo em vista possibilitar o direcionamento equitativo da implementação das políticas públicas. Ele é, portanto, um instrumento de planejamento em saúde ao estabelecer uma base territorial e populacional para cálculo das necessidades, da priorização para alocação dos recursos, da descentralização programática e gerencial, para economia de escala e escopo, aproveitando as potencialidades de cada município, a resolubilidade dos serviços, a rapidez, a localização dos serviços instalados e as condições socioeconômicas para a eficiência da assistência aos cidadãos.

 

Atende a 29 municípios

 

A GRS. de Itabira é uma das 28 unidades regionais de saúde de Minas Gerais gerenciando 25 municípios administrativamente e 04 municípios assistencialmente atendendo a uma população de 431.071 usuários dos serviços do SUS.

São competências das Superintendências e Gerências Regionais de Saúde garantir a gestão do Sistema Estadual de Saúde nas regiões do Estado, assegurando a qualidade de vida da população.

Cabe às Unidades Regionais implementar as políticas estaduais de saúde, assessorar a organização dos serviços de saúde, coordenar, monitorar e avaliar as atividades e ações de saúde em âmbito regional.

Promover articulações interinstitucionais, executar atividades e ações de competência estadual no âmbito regional, implantar, monitorar e avaliar as ações de mobilização social, e exercer outras atividades que correspondam à vigilância em saúde, vigilância sanitária e das zoonoses, vacinações, disponibilização de tratamentos e medicamentos de alta complexidade, fornecimento de órteses e próteses, acompanhamento e supervisão técnica dos serviços de saúde em nível municipal são atribuições que fazem das Unidades Regionais um serviço de relevada importância para os municípios localizados no interior das Gerais cujo acesso aos bens e serviços públicos de saúde depende de pactuações complementares entre si.

A rede assistencial compreende uma série de ações inter-relacionadas que permitem aos usuários acesso a consultas, exames, cirurgias, medicamentos de alto custo, básicos e essenciais, internações hospitalares, vacinas, atendimento de urgência e emergência, fiscalização de alimentos, farmácias, saneantes, equipamentos, materiais e serviços de assistência à saúde, ou situações que coloquem em risco a saúde dos cidadãos. Além disto, promove a vigilância, a prevenção e controle de agravos e doenças circulantes e crônicas, destacando especialmente o tratamento de pessoas com AIDS/HIV, câncer, doença renal e outros agravos transmissíveis e não transmissíveis.

 

Diretor e coordenadores

 

A Gerência de Saúde de Itabira é atualmente administrada pelo diretor Alexandre de Faria Martins da Costa, cirurgião-dentista (Cirurgia Buco-Maxilo Facial), servidor de carreira da Secretaria de Estado da saúde com 31 anos de efetivo exercício, e está localizada na Av. Vila Lobos, 121, no Bairro Esplanada da Estação, em Itabira.

Para dar prosseguimento aos processos administrativos dos serviços, a GRS. Itabira divide-se em coordenadorias específicas, sob as seguintes responsabilidades:

Núcleo de Gestão Regional: Tatiana Vieira Fonseca Gomes

Ouvidoria Regional e Assessoria de Comunicação Social: Darliéte Geralda Araújo Martins

Gestão e Apoio Administrativo: Geraldo Maurício Alvim Figueiredo

Gestão de Recursos Humanos: Vaner Citty Rosa Martins da Costa

Núcleo de Atenção Primária: Regina Célia Santiago Mata

Núcleo de Redes de Atenção à Saúde: Lyvia Fonseca de Carvalho Lage

Núcleo de Assistência Farmacêutica: Clarissa Drummond

Vigilância em Saúde: Kadija Ataíde Soares

Vigilância Sanitária: Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage

Vigilância Epidemiológica: Marcelo Barbosa Motta

Núcleo de Regulação: Maurício Geraldo Marques

 

Dificuldades vencidas

 

Falando ao Jornal Novo Tempo/Nova Era, o diretor Alexandre Martins da Costa afirmou que  “A Gerência de Itabira completou, em setembro passado, 41 anos de serviços prestados às nossas regiões de saúde. Foram anos difíceis, mas vencidos com muita coragem e determinação. É nosso papel desde sempre cumprir com as determinações estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir acesso, atenção integral e equidade na assistência para todos os usuários e temos envidado todos os esforços para isto. Temos trabalhado para que a saúde seja uma política pública de efetividade e de garantia dos direitos constitucionais oportunizada a todos os cidadãos, indistintamente”, concluiu Alexandre.

 

(As informações e fotos para esta matéria foram obtidas junto à Assessora de Comunicação Social da GRS de Itabira, Darliete Araújo Martins)

 

(Na foto-montagem o prédio da GRS de Itabira e o diretor Dr.Alexandre de Faria Martins da Costa).

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!