Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
'RIO VIVO" BUSCA PROTEGER NASCENTES
11/11/2018 20:43 em Novidades

          Realizou-se no dia 29 de setembro último, no Rancho JB, de Avelino Barony Lage, aqui no município de Nova Era, o “2º Encontro Com os Representantes do Imóveis Rurais de Nova Era Era”. Reuniram-se com os proprietários e representantes, os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e do IBIO (Instituto BioAtlântica), com participação também da FUNEC – Fundação Educacional de Caratinga. Na oportunidade foi e amplamente explicado o projeto “Rio Vivo”, que contempla ações de recuperação ambiental relacionadas à água, a serem feitas nas propriedades rurais deste município. O Encontro começou às 14 horas e foi desenvolvido com grande interesse e participação de todos os presentes. O evento teve também o apoio do IBIO e Prefeitura Municipal de Nova Era.

         Diversas ações têm sido implementadas na Bacia do Rio Doce, com recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso da água. O CBH-Doce,  foi criado a partir de Decreto Presidencial no dia 25/01/2002, é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97). De acordo com o Regimento Interno, o comitê é composto por 60 membros (titulares) e 60 membros (suplentes). Os membros do CBH-Doce são oriundos do Poder Público (33%), Usuários (40%) e Sociedade Civil (27%).  O novaerense Flamínio Guerra Guimarães, faz parte da Diretoria Executiva do CBH-Doce, ocupando o importante cargo de 1º Vice-Presidente.

         O Rio Piracicaba, que corta o município e a cidade de Nova Era, é um dos rios que compõem a Bacia do Rio Doce. É o afluente do Rio Doce, que tem a maior arrecadação e estes recursos têm que ser aplicado na Bacia do Piracicaba, formada pelos córregos e nascentes que formam o rio, daí a utilidade e importância do evento realizado com proprietários na Rancho JB.

         Ao falar ao Jornal Novo Tempo, Flamínio Guerra Guimarães, Vice-Presidente do CBH-Doce, informou que o Programa Rio Vivo é extremamente importante e caracteriza uma grande ação que está sendo implementada e que a partir deste ano de 2018 será desenvolvida com maior intensidade.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!