Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MULTIDÃO PRESTIGIA E COMPARECE À INAUGURAÇÃO DA OBRA DE RESTAURAÇÃO DA PONTE BENEDITO VALADARES
16/11/2018 23:24 em Novidades

 

     Uma multidão compareceu nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, às 19 horas, na Praça da Rodoviária, para a inauguração da obra de recuperação estrutural e revitalização arquitetônica da Ponte Benedito Valadares. Além da população que em peso prestigiou o evento, estiveram presentes a Prefeita Laura Maria Carneiro Araújo, o vice-prefeito Sávio Quintão, o presidente da Câmara Valmir Baiano, demais vereadores, o comandante da Polícia Militar em Nova Era, Tenente Moreno, familiares do primeiro prefeito de Nova Era, em cuja gestão se construiu a ponte, o presidente da Associação Comercial Cássio Araújo Guerra, o deputado estadual Tito Torres, Pastor Gildevan, Maria Cláudia, representante do Sicoob e padre Rafael Tadeu.

     Falaram durante o evento, a senhora Terezinha Bruzzi e seu irmão Danilo Carneiro Bruzzi, filhos de Nelson de Lima Bruzzi, o primeiro prefeito de Nova Era e a esposa de Danilo (ambos vivem fora de Nova Era e vieram para o evento). Também falou o presidente da Câmara Valmir Baiano, o deputado Tito Torres e por último a prefeita Laura, que agradeceu a todos os presentes e população em geral e falou sobre Nelson de Lima Bruzzi, sobre a ponte e o trabalho de recuperação.

     Aconteceram apresentações de escolares das escolas municipais Antônio Andrade, da Vila Santa Rosa, Cecília Gabriela, de Capoeirana, Estação Crescer, do Bairro Sagrada Família, Desembargador Drumond, do centro, Delby Pires, do Bairro Santa Maria e E.M. São José da Lagoa, do Bairro de Fátima. Em seguida efetuou-se o corte simbólico da fita pela Prefeita Laura, Vice-prefeito Sávio Quintão e os filhos de Nelson de Lima Bruzzi, D.Terezinha e Danilo Bruzzi (juntamente com a esposa), que também fizeram o descerramento da placa. Logo após aconteceu a inauguração de fato da ponte com a passagem de alguns carros antigos, sendo que dentro do primeiro deles, além do motorista estavam a prefeita Laura e D.Terezinha Bruzzi,que hoje tem mais de 80 anos. Encerrada a solenidade de inauguração da ponte o público deslocou-se para a praça do Morro do Padre, onde aconteceram show com as bandas ‘3 lados Iguais”, de Nova Era e “Giru´s”, de Belo Horizonte.

     O apoio da população ao evento de inauguração superou todas as expectativas, tendo o povo dado inequívoca demonstração de que sabe como é importante cuidar dos monumentos históricos da cidade, que apesar de serem bens coletivos, é propriedade de cada um que aqui reside ou mesmo que é daqui e reside fora. A ponte Benedito Valadares completamente restaurada ficou linda, retornando à cor branca e com muretas vazadas como era originalmente. Pela sua beleza confirma o status de monumento histórico e cartão postal de Nova Era.
Sem dúvida a cidade deu a si mesma, um grande presente de Natal neste ano de 2018. A obra de recuperação da ponte durou um ano.

HOMENAGEM A J.DURCO

     A Ponte Governador Benedito Valadares, ou Ponte dos Arcos, como é rotineiramente chamada pelos novaerenses, foi contruída em 1940. O construtor foi J.Durco, que não apareceu entre as autoridades que participaram da inauguração, mas anonimamente deixou seu nome gravado no concreto, em local de difícil acesso e localização. Só recentemente, já nesta administração da prefeita Laura é que se descobriu a gravação, quando o responsável pela Comunicação da Prefeitura, fotografando com um drone, fez a descoberta.

     J.Durco gravou seu nome e a data em que terminou a construção: 12 de abril de 1940. Um mês depois, no dia 13 de maio do mesmo ano (1940), a ponte foi inaugurada com toda pompa, com a presença de Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, do Governador Benedito Valadares Ribeiro, o primeiro prefeito Nelson de Lima Bruzzi e outras autoridades. J.Durco não figura entre elas, mas inteligentemente conseguiu fazer seu nome vencer a barreira do tempo.

     O município de Nova Era foi criado em 1938, com o nome de Presidente Vargas, numa homenagem ao então presidente. Até então era um distrito de Itabira. O nome de Município de Presidente Vargas, com certeza pesou na visita do então presidente a cidade que tinha o seu nome. Criado em 1938, o município de Presidente Vargas foi instalado em 1º de janeiro de 1939, com a posse do primeiro prefeito Nelson de Lima Bruzzi, farmacêutico, nomeado pelo Governador Benedito Valadares Ribeiro.

     A ponte foi inaugurada em 1940 com a presença de Getúlio Vargas, que prestigiou o novo município com seu nome. Em 1942, uma aparente disputa de Itabira pelo importante nome de Getúlio Vargas, acabou tirando-o daqui, passando este município a chamar-se Nova Era. Diversos desentendimentos havidos entre políticos de Itabira, acabaram impedindo que aquela cidade adotasse o nome de Getúlio Vargas. E assim transcorre a história.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!