Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PRESIDENTE BOLSONARO QUER VOTO IMPRESSO NA ELEIÇÃO DE 2022 E DIZ QUE O CONGRESSO NACIONAL É QUE VAI DECIDIR SOBRE ISSO
12/03/2021 21:22 em Novidades

PRESIDENTE BOLSONARO QUER VOTO IMPRESSO NA ELEIÇÃO DE 2022

E DIZ QUE O CONGRESSO NACIONAL É QUE VAI DECIDIR SOBRE ISSO

 

     Em sua primeira Live do ano de 2021, transmitida de Brasília, no dia 7 de janeiro, o presidente Jair Messias Bolsonaro voltou a externar sua preocupação e cobrar a implantação do voto impresso, junto às urnas eletrônicas, para eleição de 2022. O presidente Bolsonaro chegou a perguntar se seus adversários já acertaram uma fraude para a próxima eleição e por isso seriam contra o voto impresso.

     O voto impresso já aprovado em 2015 no Congresso, já deveria estar presente na eleição de 2018, o que segundo o presidente, só não aconteceu por uma interferência do STF. O presidente reforça que determinar o voto impresso é atribuição do Congresso e que já está em tramitação uma PEC, para que haja voto impresso na eleição de 2022. Ele disse que: “Sendo promulgada, essa PEC vai ser cumprida. E ponto final. Vai ser cumprida essa PEC. Vamos ter o voto impresso!”, disse.

      Não é a primeira vez que o presidente fala sobre o assunto, cobrando o voto impresso. Ele tem procurado conscientizar a população sobre o que defende, alegando principalmente que precisamos ter confiança total e transparência em nosso processo eleitoral, especialmente que haja, segundo ele, a possibilidade de auditagem, caso seja necessário, o que é absolutamente impossível da maneira que funciona hoje o sistema eleitoral brasileiro.

     A seguir reproduzimos na íntegra, a fala do presidente Bolsonaro, sobre o voto impresso, em sua primeira Live de 2021.

 

Fala do Presidente

 

     “Voto impresso, não inventei isso agora, temos prova, que desde 2015 nós trabalhamos nesta questão. E olhe só, em 18 de novembro de 2015 foi levado em votação o veto ao voto impresso e o Congresso derrubou o veto. 368 deputados e 56 senadores votaram para derrubar o veto. E passou a valer então, isso foi em 2015, o governo era a Dilma Roussef e voltou a valer o voto impresso, que seria colocado em prática em 2018. Isso acabou não acontecendo por quê? O nosso Supremo Tribunal Federal resolveu dizer que era inconstitucional. É uma interferência? É uma interferência. E por quê era inconstitucional? Por quê era inconstitucional? Agora, qual o país do mundo adota o voto eletrônico a exemplo do nosso? Não tem. Quer dizer, não tem, não, tem aí a Venezuela e um outro país perdido por aí. A Alemanha não aceitou isso aqui, grandes países não aceitaram. E os problemas que como aconteceram nos Estados Unidos? Qual a origem do problema? Não vou entrar no mérito e discutir outras coisas. A origem do problema foi a desconfiança, falta de transparência. E lá podia ainda em grande parte ser feita uma auditoria e mesmo assim resolveram não fazer e resolveram entubar esta questão como está. Alguns dizem, é problema deles. Não, não é problema deles, né? Logicamente que é problema deles, mas a gente não pode permitir que em 22 temos uma eleição aqui, onde ele (o voto) não possa ser auditado. Então quem acredita que o voto eletrônico vale, tudo bem, não vou discutir contigo, agora, tem muita gente que não acredita e temos que respeitar esse lado de cá. Custa alguma coisa prá gente ter o voto impresso ao lado da urna eletrônica? Ou seja, tá lá, você vai votar da forma como você sempre votou, mas vai aparecer impresso do lado as pessoas que você votou pra presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. E apertar o botão. O seu voto é confirmado e o papel cai dentro de uma urna. Houve desconfiança? Pode-se então ser auditado essas seções pelo Brasil. Qual o problema nisso ? Estão com medo? Já acertaram a fraude pra 22? Eu só posso entender isso aí. Eu não vou esperar chegar 22, eu nem sei se vou sair candidato, pra começar a reclamar. Temos que aprovar o voto impresso. Quem vai decidir isso aí? É o Congresso Nacional. Tem uma proposta de Emenda à Constituição, da deputada Bia Kicis, aqui do DF, que já foi acolhida a sua constitucionalidade, ali na Comissão de Constituição e Justiça, o futuro presidente da Câmara, se resolver, que a decisão é dele, criar uma comissão para analisar e vai ser votado. E se for votado e aprovado na Câmara e no Senado vai ser promulgado. E em sendo promulgado, essa PEC vai ser cumprida. E ponto final. Vai ser cumprida essa PEC. Vamos ter o voto impresso! Agora, se o Congresso achar que não deve ter o voto impresso, ficamos nesse voto eletrônico mesmo e vamos ver que bicho que vai dar em 2022. Mas temos que ver os exemplos de outros países, se são bons ou não, pra gente adotar aqui ou não adotar aqui”.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!